Dê um basta na bagunça e comece 2017 com o pé direito

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Muitas pessoas aproveitam a época de fim de ano para organizar a casa e começar o novo ano com a energia renovada. Armários, gavetas, arquivos, documentos, roupas: nada deve escapar despercebido para quem quer deixar o lar em ordem e iniciar um novo ciclo com tudo no lugar. Afinal, viver em um ambiente bagunçado pode gerar estresse e muita perda de tempo.

Segundo a guru da organização Marie Kondo, uma vez que se consegue deixar a casa arrumada da forma correta, fica mais fácil mantê-la em ordem, mesmo que a pessoa seja preguiçosa ou desleixada por natureza. Autora do livro “A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida”, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares mundo afora, a especialista japonesa compartilha ensinamentos preciosos que aprendeu ao longo dos anos.

Para ela, ser desorganizado não é hereditário nem pode ser justificado pela falta de tempo, desculpa que muitos usam para adiar a arrumação. Por outro lado, Marie explica que a organização depende de valores pessoais, uma vez que o próprio indivídio escolhe como e com o quê quer viver.

No livro, ela ensina o seu método, batizado de KonMar: comece descartando o que não utiliza ou não tem mais valor, para, em seguida, organizar seu espaço cuidadosamente e completamente. A principal dica é organizar tudo de uma só vez, sem deixar nada para depois.

Além disso, Marie considera a arrumação um ato físico que depende da perfeição para ter o resultado esperado, ou seja, é preciso que cada coisa esteja em seu devido lugar. Portanto, ela divide a tarefa em dois tipos: decidir se deve ou não descartar algo e decidir onde guardar o que ficou. Segundo ela, a motivação para organizar um espaço deve estar acompanhada de uma questão: qual será o impacto na sua vida? Tente encontrar uma resposta que não esteja relacionada a uma pessoa com quem mora ou ao simples fato de querer que sua casa fique mais bonita.

Por fim, é sempre bom lembrar que se desfazer do que não é mais útil para você ou sua família nem sempre – ou melhor, quase nunca – significa jogar no lixo. Separe roupas e objetos em bom estado e doe a instituições de caridade. Assim, além de começar 2017 com a casa em ordem, você ajuda outras pessoas a terem um ano muito mais bacana também.

Fotos: Divulgação e Natsuno Ichigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *