Sesc Vila Mariana: duas décadas de cultura e lazer

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Prestes a completar 20 anos, o Sesc Vila Mariana é um complexo de lazer e cultura formado por duas torres, com dez andares cada, interligadas por passarelas de aço. Elas abrigam auditório, centro de música, comedoria, café, ginásios poliesportivos, piscina, praças de eventos, solarium e teatro.

Projetado por Jerônimo Bonilha, que trabalhou com Jacques Pilon (1905-1962) – arquiteto francês autor de edifícios icônicos do centro paulistano, como o São Luís –, o Sesc Vila Mariana foi inaugurado em 1997 e levou dez anos para ser construído. Segundo Bonilha, a necessidade de adequação do projeto ao terreno, estreito e irregular, e a limitação de altura para prédios erguidos na região influenciaram fortemente a arquitetura do complexo.

Com capacidade para atender até seis mil pessoas por dia, O Sesc Vila Mariana tem instalações modernas e infraestrutura ideal para apresentações teatrais e pequenos shows. A programação variada oferece opções para públicos de todas as idades. Além de música e teatro, é possível visitar exposições, frequentar cursos, oficinas e seminários e participar de atividades físico-esportivas e recreativas.

Um dos espaços mais disputados é a piscina semiolímpica coberta e aquecida. Para os adeptos de outros esportes, o Ginásio Ludus tem estrutura para basquete, vôlei, futsal e handebol. No solarium, os usuários podem tomar banho de sol e fazer parte das atividades programadas pelo Sesc, com direito à ducha para se refrescar. Para quem gosta de programação cultural, a dica é acompanhar a agenda de espetáculos, escolher uma peça de teatro ou show para curtir e não perder tempo para adquirir os ingressos, que costumam esgotar rapidamente. No palco do Sesc Vila Mariana, já se apresentaram artistas como Yann Tiersen, Martinho da Vila, Criolo e Tulipa Ruiz, entre muitos outros.

Até 5 de março, o público poderá conferir o mural “Desertei em Cactos Selvagens: Percepções do Feminino”, da artista Mag Magrela, que integra a quarta edição do Projeto Latitudes, em que artistas de diferentes linguagens e técnicas desenvolvem trabalhos voltados a superar distâncias e ressignificar fronteiras. O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141, e funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 21h30. Se você não resiste ao charme da Vila Mariana e quer morar perto do Sesc e do Parque Ibirapuera, conheça esta casa com três pavimentos e quintal, localizada no coração do bairro.

Fotos: Alice Vergueiro, Daniel Ducci e Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *