Mobilidade: cinco cidades com o melhor sistema de transporte público

Investir em mobilidade e meios de transporte sustentáveis e eficientes é um dos principais desafios das grandes cidades. Segundo o portal Inhabitat, modelos de transporte público sustentável devem priorizar rapidez, conforto e a segurança dos passageiros, geralmente combinando veículos sobre trilhos, bonde, metrô ou ônibus. Um bom transporte público costuma ser definido como fácil de usar, eficiente, limpo e capaz de acolher seus usuários com o máximo de tranquilidade e conforto possíveis.

Além de considerar o trânsito, os projetos do gênero devem considerar modalidades multimodais, com infraestrutura para pedestres e ciclistas. Conheça cinco grandes cidades do mundo com os melhores sistemas de transporte público do mundo, segundo o Inhabitat:

Este slideshow necessita de JavaScript.

1ª) Tóquio, Japão

O sistema de transporte público da capital japonesa baseia-se em uma combinação de bonde, balsa, ônibus e linhas de metrô. A eficiência não se reflete apenas no número total de viagens feitas na cidade – o equivalente à soma de todo o transporte continental dos Estados Unidos e Canadá: é possível chegar a qualquer lugar em Tóquio por meio de transporte coletivo, é só fazer as baldeações necessárias.


Este slideshow necessita de JavaScript.

 

2ª) Nova York, Estados Unidos

Dona do maior sistema de metrô do mundo, a Big Apple tem uma combinação de balsas, ônibus, trens, metrôs e vias para pedestres e ciclistas. Isso faz dela a única cidade norte- americana onde mais pessoas utilizam o transporte público que o particular, além de ser a única cidade do país onde mais da metade da população não tem carro. Lá, é possível viajar a qualquer hora do dia ou da noite, já que o metrô funciona 24 horas.


Este slideshow necessita de JavaScript.

3ª) Londres, Inglaterra

Com o mais antigo sistema de metrô do mundo, que transporta mais de 3 milhões de pessoas por dia, a cidade também conta com veículos leves sobre trilhos (VLTs) e um sistema de bonde suburbano, além dos famosos ônibus vermelhos de dois andares. Outro destaque é a limpeza e o design confortável do interior desses modais.


Este slideshow necessita de JavaScript.

4ª) Paris, França

Com estações de metrô em praticamente todos os lugares – e um projeto em andamento para aprimorar o acesso a esse transporte público –, a capital francesa tem o segundo sistema de metrô mais antigo do mundo. A cada 500 metros, é possível encontrar uma estação na região central da cidade.


Este slideshow necessita de JavaScript.

5ª) Moscou, Rússia

É considerada a cidade com o metrô mais preciso no mundo, que preza pela eficiência, velocidade e beleza, mesmo sendo um dos mais movimentados. Em um dia comum, no meio na semana, chega a transportar mais de 8,2 milhões de passageiros. Como se não bastasse, a arquitetura ornamentada das estações torna esses espaços dignos de museu.

Fotos: Creative Commons 

Adrian Pingstone

Adam Moreira

Alex Fedorov

Christophe Meneboeuf

Stephen Craven

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *