Que tal ter um jardim particular para relaxar?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Morar em casa ou apartamento com medidas mais enxutas não significa se privar de conforto nem de contato com o verde. É possível deixar o espaço com mais personalidade e tirar proveito da metragem reduzida para ter um lar mais funcional. Por exemplo, você sabia que em uma área de apenas dois metros quadrados, com um ponto de tomada, é possível criar o seu próprio jardim ou um espaço para relaxar? De acordo com o paisagista Orlando Filho, que tem mais de 30 anos de experiência com esse tipo de projeto, a partir dessa metragem, é possível criar um cantinho zen que muita gente sonha ter em casa.

Considerando que os ambientes escolhidos para acolher um pequeno jardim não costumam receber a luz do sol, o primeiro cuidado que se deve ter é com a escolha das plantas, dando preferência àquelas que gostam de sombra e sejam fáceis de cuidar. Pleomele verde, palmeira-ráfia, pacová e zamioculca são algumas delas. Não menos importante, a decoração é outro quesito que deve ser planejado de acordo com o estilo que os moradores pretendem para o espaço. Para dar o clima de aconchego, o paisagista indica móveis e acessórios como bancos, bica de água, troncos, toquinhos de eucalipto tratado e enfeites em geral, seguindo o gosto pessoal. Outra boa ideia é apostar em materiais naturais como seixos (fragmentos de pedras), pedriscos e pedras.

Quem dispõe de uma área maior pode até mesmo lançar mão de um pequeno caminho decorado pedras ornamentais. Para completar o ambiente, ele indica madeiras como a de demolição e cumaru. Outras dicas são vasos leves e argila expandida. “Para que o ambiente tenha uma vegetação mais rica, recomendo painéis de cruzeta e vasos na parede. Ter uma iluminação de baixo para cima também proporciona efeito especial ao jardim”, finaliza Orlando Filho.

Fotos:

Hogarmania
Cultura Mix
Bee Voz
Yonatan Matalon
Ubilis
Esspacio Deco

Um comentário sobre “Que tal ter um jardim particular para relaxar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *